quinta-feira, 18 de outubro de 2007

ENQUETE

Pessoal,
durante a palestra proferida pelos Engenheiros do CREA, uma questão foi levantada a respeito do que é se vestir adequadamente para trabalhar ou de como um ENGENHEIRO deve se vestir. O curso de pesca gostaria de saber a opinião dos alunos, ou de qualquer pessoa interessada na discussão, a respeito desta questão.
A pergunta motivadora é:
"Será que pra ser respeitado como profissional é importante vestir um paletó ou se a pessoa for competente de verdade não interessa os seus trajes?"
Por favor façam seus comentários, mesmo que não queiram se identificar.

Profissão do Engenheiro de Pesca




Gostaríamos de agradecer a presença de todos que participaram da palestra proferida pelos representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, CREA-AL e é claro dos palestrantes. Foi muita esclarecedora para os alunos que estão no início da construção de sua vida profissional. Estiveram presentes também representantes da Prefeitura Municipal de Penedo e os professores do curso de Pesca.

AULA DE CAMPO

Os alunos do 2º período participaram de uma aula de campo no Povoado do Peba, no âmbito da disciplina Seminário Integrador II.



Eles conversaram com o Presidente da Colônia de Pescadores Z-27, Sr. Adalcir, que os recebeu muito bem e expôs o papel da colônia com relação aos pescadores do peba.



Os alunos se dividiram em grupos e realizaram entrevistas com os envolvidos nos diversos setores da cadeia produtiva da pesca do camarão, principal atividade econômica de subsistência da região. Visitaram ainda a fábrica de gelo e os galpões de defumação do camarão.



Dona Maria, pescadora local, mulher batalhadora e forte, conversou muito e contou suas experiências com a pesca no Peba.



Como ninguém é de ferro, um pouquinho de diversão pra desfrutar o lugar maravilhoso.
(OPA! O que os alunos do 3º período estão fazendo ai???? Fazer o que se aula de campo é melhor do que aula de Física!)

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

CREA

Recebemos hoje também (foi movimentada a manha no Pólo!!) a visita do Presidente do CREA/AL -Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Engenheiro Civil Sr. Aloísio Ferreira de Souza, e do Engenheiro Sr. Jackson Cabral. Eles estão montando escritório em Penedo e desenvolvendo alguns pojetos na cidade. Todos os Professores e alunos da Engenharia de Pesca (e do curso de turismo se tiverem interesse) estão convidados a assistir palestra que será proferida por eles aqui no Pólo dia 10 deste mês (quarta-feira) às 10:00 horas sobre o a legislação do CREA e do CONFEA e o papel do Engenheiro.

VISITAS



O Prefeito Március Beltrão visitou hoje o Pólo Penedo. Motivo: conversar com os professores, funcionários e alunos do Pólo sobre a doação pela prefeitura de um terreno para que o Pólo possa atender as necessidades das novas turmas dos Cursos de Eng. de Pesca e Turismo e de futuros novos cursos. O saldo da conversa foi muito positivo. Os alunos expressaram seus receios e anseios com relação a situação do pólo, que não comporta mais nenhuma turma nova necessitando de uma expansão urgente. O Sr. Prefeito assegurou a todos que a doação será feita e que o único impasse agora é encontrar um terreno adequado. A conversa foi tão boa que as negociações acerca do terreno já começaram aqui mesmo,com o Sr. Edmilson, servidor da UFAL, oferecendo um terreno. (Escondendo o jogo ne Edmilson??!!)VAMOS TORCER.

II Encontro Nordestino de Educação Ambiental

O prof. Sérgio Onofre nos enviou este material de divulgação do II Encontro Nordestino de Educação Ambiental que irá acontecer em Maceió.

sábado, 22 de setembro de 2007

PARECE QUE FOI ONTEM!

Dia 20 de setembro fez um ano do primeiro dia de aula no curso de Engenharia de Pesca do Pólo Penedo. Comemoramos com uma torta e muito orgulho e alegria.

O coordenador do Pólo, Prof. Petrônio, fez um discurso que emocionou a todos, lembrando como era o Pólo há um ano atrás e como realizamos tanto em tão pouco tempo. Acabou ganhando o primeiro pedaço da torta!!!
(Professores Émerson, Alexsandro, Petrônio e Taciana)